Você conhece a cirurgia bariátrica SLEEVE ?
12 de dezembro de 2018Você sabia que a obesidade é a mais moderna das pandemias ?
12 de dezembro de 2018A obesidade atinge mais de 300 milhões de pessoa no mundo todo. Uma má alimentação regada de refeições altamente calóricas, o sedentarismo e uma predisposição genética são alguns dos fatores que colocam pessoas dentro desse número enorme. Mais do que uma questão de estética e beleza, a obesidade é um mal que ataca a saúde e bem estar, fazendo com que quem sofre com a doença esteja aberto para que vários outros problemas surjam (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer etc).
Para tratar isso, um dos métodos é a realização de uma cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago. A cirurgia é recomendada depois que o paciente tentou outros meios como mudança de hábitos alimentares e físicos, orientação psicológica e as vezes até o uso de medicamento por alguns anos. Mas se você precisa e quer realizar a cirurgia e não tem condições financeiras para isso, já pensou que por se tratar de um problema sério de saúde o SUS pode bancar? Pois é! Aqui vamos te contar tudo sobre a cirurgia bariátrica pelo SUS.
O SUS faz cirurgia bariátrica?
ferecida em todo o Brasil, sendo 75 hospitais habilitados para realizar o procedimento em pessoas obesas em 21 estados do país. Caso não haja a oferta da cirurgia na sua cidade ou estado, o próprio Sistema irá te encaminhar para outro estado que tenha um hospital habilitado.
Quem pode fazer pelo SUS?
• Ter IMC igual ou maior que 50;
• Ter IMC maior ou igual a 40 e o paciente não conseguiu emagrecer com tratamento clínico de no mínimo dois anos;
• Ter IMC maior que 35 e o paciente tiver outras doenças, como: cardiovasculares, hipertensão arterial, apneia do sono, doenças articulares degenerativas e diabetes.
Como conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS?
Se você se enquadra nos pré-requisitos mencionada acima, é preciso (se você não tiver) fazer um cartão do SUS em algum hospital, clínica ou posto de saúde. Depois é só marcar uma consulta médica com um profissional para que seja confirmado que você atende aos critérios do Sistema, o especialista irá autorizar a cirurgia e você entrará pra fila de espera.
E você já tentou fazer cirurgia bariátrica pelo SUS?
Compartilhe a sua experiência conosco.